Orientação
Neste curso vamos investigar um fenômeno físico denominado condução térmica.
Com esta atividade pretende-se atingir os seguintes objetivos: identificar as leis físicas que rege o fenômeno da transferência de calor por condução e suas relações com as ciências afins, aplicar os conceitos da condução térmica em situações práticas, explorar o fenômeno da transferência de calor no cotidiano do aluno e especificar condutores e isolantes térmicos.
Para verificar suas concepções prévias sobre o assunto "Condução de Calor", responda o questionário abaixo.
Você sabe?
O que determina se um material será bom ou mau condutor de calor?
Por que nossas mães usam colheres de madeira ou de plástico, para misturar os alimentos em fervura e não colheres de metal?
https://sobrefisica.wordpress.com/2011/05/07/2%C2%BA-trocas-de-calor-conducao-por-gabriela-agnes/
Porque os esquimós utilizam a neve para construir suas moradias denominadas de iglus.
http://ensinar-aprender.com.br/2011/06/tipos-de-casas-iglu.html
Desde os tempos mais remotos o indivíduo observa a natureza e aprende com ela. O homem pré-histórico percebeu que animais com maior quantidade de pelos sobreviviam em regiões com temperaturas extremamente baixas como, por exemplo, o urso. Então passaram a utilizar as peles destes animais para protegerem-se do frio. Visto que estas peles de animais serviam como um isolante térmico, evitando a perda de energia térmica do corpo para o ambiente.
No cotidiano a vários exemplos da propagação de calor, um deles é a arte de cozinhar os alimentos utilizando panelas de ferro como sendo um material bom condutor de calor. Você pode verificar este procedimento utilizando uma barra de metal. Pegue uma barra de uns 30 a 40 cm e aqueça uma de suas extremidades na chama de uma vela. Você poderá perceber que depois de certo instante a outra extremidade também se aquece. Esse processo é chamado de propagação de calor por condução e através das moléculas que constituem o material.