Orientação
Nesta sequência didática o aluno conhecerá o comportamento das variáveis elétricas em circuitos resistivos em série e paralelo e aplicará as Leis de Kirchhoff na análise de circuitos resistivos.
Espera-se que ao final os alunos possam demonstrar experimentalmente que a soma algébrica das diferenças de potencial em uma malha é nula, assim como também a soma algébrica das correntes que coincidem em um nó.Também espera-se que possam inferir as leis de Kirchhoff a partir de resultados experimentais.
Para verificar suas concepções prévias sobre o assunto, responda o questionário abaixo.
Em 1824 nasceu Gustav Robert Kirchhoff na cidade de Kaliningrad, na Rússia. Kirchhoff teve grande importância para a ciência. Em 1845, Kirchhoff enunciou as leis que levam seu nome e que permitem o cálculo da corrente, tensão e resistência de um circuito elétrico.
Em algumas situações, o conceito de resistência equivalente não é o suficiente para análise dos circuitos, principalmente aqueles que possuem mais de uma fonte de tensão. Para resolver esse tipo de circuito, é necessário aplicar sobre ele duas leis conhecidas como leis de Kirchhoff.
Fonte: http://www.elektronik.gen.tr/kirchhoffs-kanunlari/
O que Kirchhoff pensaria disto??!! É possível aplicar a lei do nós e a lei das malhas para esta imagem?
Fonte: http://fannfani.blogspot.com.br/2012/10/apply-kirchoffs-law-to-solve-this.html