Contextualização
Primeiro é preciso entender:
- Por que algumas folhas são verdes, outras avermelhadas, amarelas ou arroxeadas?
- O que dá cor as folhas das plantas?
Fonte: https://pixabay.com
Imagem: Folhas
PIGMENTAÇÃO DAS FOLHAS ou PIGMENTOS FOTOSSINTETIZANTES
As plantas, seres fotossintetizantes, possuem dentro de suas células, organelas chamadas de cromoplastos que contém pigmentos, necessários à realização fotossíntese, e que dão cor as suas folhas.
Todas as células fotossintetizantes contém clorofila do tipo A, B ou C, dependendo do vegetal e do espectro de luz que absorvem. Além da clorofila, existem os carotenóides, pigmentos acessórios, que absorvem luz em faixas um pouco diferentes das faixas das clorofilas. Observe:
A presença desses pigmentos acessórios faz com que muitas folhas tenham cores diferentes do verde. Embora tenham clorofila, a presença desses outros pigmentos em grandes quantidades mascara a sua presença e deixa as folhas com outras cores (arroxeadas, alaranjadas, amarelas, etc.).
Você percebeu que além desses pigmentos serem responsáveis pela coloração das folhas, eles são importantes e atuam ativamente no processo de fotossíntese?
Entenda mais sobre:
Para entender por que as folhas mudam de cor, é necessário compreender primeiro que, normalmente as folhas possuem mais de uma pigmentação, no entanto apresentam-se verde, por exemplo, por possuir quantidade maior de clorofila do que os demais pigmentos. Assim ocorre com folhas avermelhadas, por exemplo, que possui maior quantidade de caroteno do que clorofila.
Compreendeu?
Teste seus conhecimentos, realizando a atividade "Cruzadinha de Contextualização".