Orientação
Este curso representa um instrumento que possibilita ao aluno participar na construção de sua aprendizagem, bem como desenvolver habilidade investigativas, de pensamento crítico, aumentar o interesse pela física, instigar a curiosidade e superar os desafios no decorrer do caminho.
Com esta atividade pretende-se atingir os seguintes objetivos: Identificar e diferenciar lente convergente e divergente; classificar as lentes quanto a espessura; caracterizar e compreender os elementos geométricos das lentes; representar os raios particulares; saber construir a imagem produzida pelas lentes; relacionar as dimensões do objeto e da imagem; diferenciar imagem real da virtual; elaborar relatórios de experimentos físicos, apresentando, analisando e discutindo dados e resultados destes experimentos utilizando a linguagem física apropriada quando necessário e identificar situações do cotidiano com o tema trabalhado.
Antes de iniciar seus estudos responda ao questionário e verifique suas concepções sobre as lentes esféricas.
Eu já sei usar um desses! E você, sabe?
https://www.haikudeck.com/grasas-education-presentation-WgatZY4zVv
Você já viu um monóculo?
Sabe ao menos o que é?
Para que serve?
Como funciona?
O indivíduo com sua curiosidade e sua constante busca pelo saber, constrói ferramentas e instrumentos que nos permitem ver, aquilo que a olho nu, seja por qualquer motivo não é possível.
https://englishonme.wordpress.com/2015/10/01/5-dicas-para-voce-fechar-a-prova-de-ingles-no-enem-2015/
Observe os instrumentos ópticos representados na imagem a seguir.
O que estes instrumentos tem em comum? Você sabe?
É muito comum o uso das lentes no nosso dia a dia, um exemplo é os olhos que possuem estruturas que se comportam como lentes, por isso conseguimos enxergar. Nos olhos os raios luminosos entram pela pupila e incidem na retina, uma vez que a função das lentes naturais dos nossos olhos é concentrar estes raios luminosos.